Esta festa que homenageia Nossa Senhora foi instituída pelo Papa Pio V em 1571, em celebração a vitória dos cristãos na batalha naval de Lepanto. Na referida batalha entre a missão da Liga Santa e os turcos otomanos, venceram o combate os cristãos católicos em meio a recitação do Rosário. A vitória foi atribuída a Nossa Senhora por naquele dia na Praça de São Pedro, em Roma ter sido feita uma procissão do rosário.
O Papa Gregório XIII em 1573 deu a comemoração o título de "Festa do Santo Rosário", sendo ela estendida pelo Papa Clemente XII à Igreja Universal. Após as reformas do Concílio Vaticano Segundo, foi renomeada para festa de Nossa Senhora do Rosário.
Está festa litúrgica é comemorada dia 7 de outubro, aniversário da batalha.
Este título mariano é dado a aparição Nossa Senhora a São Domingos de Gusmão em 1208 na igreja de Prouille, na qual Maria dá-lhe o rosário e recomenda-lhe: "Quero que saiba que, a principal peça de combate, tem sido sempre o Saltério Angélico (Rosário) que é a pedra fundamental do Novo Testamento. Assim quero que alcances estas almas endurecidas e as conquiste para Deus, com a oração do meu Saltério".
Nenhum comentário:
Postar um comentário