quinta-feira, 1 de março de 2012

Perfil do novo Arcebispo, Dom Jaime Vieira.

Nome: Jaime Vieira Rocha
Natural: Tangará
Nascido em: 30 de março de 1947
Pais: José Patrício de Melo e Maria Nini Rocha.
Formação: filosofia e teologia (Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção - São Paulo), graduado em Ciências Sociais (Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, e Ibrades - Rio de Janeiro), e Cursou Atualização para Formadores de Seminários (Roma - Itália).

Histórico Pastoral
Foi ordenado presbítero em fevereiro de 1975 em Natal exerceu este ministério até 1995, sendo pároco em Pendências - Paróquia de São João Batista, membro da Comissão Regional das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e coordenador diocesano de CEB's, em Natal, quando foi eleito bispo da Diocese de Caicó. Foi Reitor do Seminário de São Pedro de Natal e vigário episcopal para as pastorais sociais, foi ainda coordenador diocesano de Vocações e Ministérios e diretor Espiritual do Encontro de Casais com Cristo. Sua ordenação episcopal aconteceu em 6 de janeiro de 1996 pelas mãos do então Papa João Paulo II, na Basílica de São Pedro, em Roma. O lema que escolheu foi, em latim: "Scio Cui Credidi", traduzido, “Sei em quem acreditei”. Agora bispo pela Diocese de Caíco, Dom Jaime governou de 1996 a 2005, daí então transferido para a Diocese de Campina Grande (PB) onde exerceu muitos trabalhos pastorais, retornando agora por meio da nomeação como novo Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Natal pelo Papa Bento XVI em 21 de dezembro de 2011, atendendo ao pedido de renúncia do então Arcebispo Dom Matias Patrício de Macedo. A celebração de posse aconteceu na amanhã de 26 de fevereiro de 2012 na Catedral Metropolitana de Natal.

Seus Antecessores:
1º Bispo: D. Joaquim Antônio de Almeida (1910-1915)
2º Bispo: D. Antônio dos Santos Cabral (1917-1921)
3º Bispo: D. José Pereira Alves (1922-1928)
4º Bispo e 1º Arcebispo: D. Marcolino Esmeraldo de Souza Dantas (1929-1967)
Administrador Apostólico: D. Eugênio de Araújo Sales (1962-1965)
Administrador Apostólico: D. Nivaldo Monte (1965-1967)
2º Arcebispo: D. Nivaldo Monte (1967-1988)
3º Arcebispo: D. Alair Vilar Fernandes de Melo (1988-1993)
4º Arcebispo: D. Heitor de Araújo Sales (1993-2003)
5º Arcebispo: D. Matias Patrício de Macêdo (2004-2012)


Dom Jaime falou de alguns de seus planos em entrevista ao jornal Diário de Natal/O Poti.
Planos
Os próximos passos de Dom Jaime a frente da arquidiocese em solo potiguar seguirão o que já vem se passando nos últimos tempos, segundo afirmou em entrevista ao Diário de Natal/O Poti. "Espero dar continuidade aos trabalhos que já vinham sendo desenvolvidos e perpetuar ideais conquistados ao longo dos anos vividos na última gestão", explicou ele. O novo pastor de Natal irá encontrar aqui algo que já planejava fazer em Campina Grande: o Plano Pastoral. Na cidade paraibana, ele deixou algumas ações pontuais, como a realização das Santas Missões Populares, a decisão de deixar as igrejas abertas durante a maior parte do dia e a adoção da missa do meio-dia na Catedral.

O bispo ainda defende, entre outros pontos, uma maior abertura da Igreja para seus fieis, como quando institui a missa ao meio-dia em Campina Grande, que teve um grande sucesso na atração da população para os templos da cidade. "A igreja precisa ser um local de refúgio e suas portas precisam estar abertas boa parte do dia para que os fiéis se sintam livres para entrar, rezar, usar o confessionário. Claro que o fechamento das igrejas em certos períodos do dia se dá pela insegurança que vivemos hoje, com o medo de assaltos e da violência. Mas devemos trabalhar isso de forma a que os fiéis não sejam prejudicados e possam usufruir do espaço para ter o seu a sós com Deus", disse Dom Jaime.

Veja a biografia de outros bispos e arcebispos clicando link abaixo:

Contato
GOVERNO ARQUIDIOCESANO
Endereço:
Arquidiocese de Natal - Av. Floriano Peixoto, 674 - Tirol - 59020-500 - Natal/RN
Fone/fax: (84) 3615-2800

Nenhum comentário:

Postar um comentário