segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Missa Solene de criação da Paróquia de São Pedro Pescador

A Comunidade de Baía Formosa-RN, localizada a cerca de 90 Km da capital do RN, e atualmente pertencente a Paróquia  Nossa Senhora da Conceição de Canguaretama-RN.
Nesta sexta-feira, dia 19 de fevereiro de 2016, será criada em Baía Formosa a Paróquia São Pedro Pescador.
Historicamente, Baía formosa originalmente teve o nome dado pelos índios, era Aretipicaba (bebedouro dos papagaios). O topônimo tem sua origem pela existência da única baía no litoral do Rio Grande do Norte. O povoamento do lugar teve início justamente pela baía, onde foi construído um pequeno porto de pesca. Em meados do século XVIII, logo após o corte do pau-brasil, servia como área de veraneio para a família Albuquerque Maranhão e fazendeiros das redondezas.
Em novembro de 1892, o núcleo de pescadores tornou-se vila do município de Canguaretama e nessa época foi construída a capela de Nossa Senhora da Conceição. O povoado foi crescendo, juntamente com seus principais recursos econômicos, as lavouras de cereais e a pesca de albacoras (peixe do mar abundante nas proximidades e capturado através da famosa técnica do corso). Em 31 de dezembro de 1958, através da Lei n° 2.338, tornou-se município desmembrando-se de Canguaretama e recebeu o nome de Baía Formosa, por encontrar-se localizada na bela enseada que forma a única baía do Estado. Atualmente, o município continua seguindo sua vocação histórica na atividade econômica com maior destaque na produção agrícola e na pesca. 

"Com graças e bênção nos chegue a Paróquia São Pedro Pescador, para o bem do povo de Deus.
Amém!"

 OUTROS DADOS
Gentílico: baía-formosense
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Baía Formosa ex-povoado, pela lei estadual nº 958, de 30-11-1953, com terras desmembrada do distrito de Vila Flor, subordinado ao município de Canguaretama.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Baía Formosa, figura no município de Canguaretama.
Elevado à categoria de município com a denominação de Baía Formosa, pela lei estadual nº 2338, de 31-12-1958, desmembrado Canguaretama. Sede no antigo distrito de Baia Formosa. Constituído do distrito sede. Instalado em 17-01-1959.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
 
Fonte do histórico: IBGE (http://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=34524)

Nenhum comentário:

Postar um comentário